An Elegant Puzzle Systems of Engineering Management

Image: Infra as Code

                          	    NOTA AO LEITOR
Eu não sou crítico de livros nem tenho formação para tal. Gosto de falar sobre livros,
sobre os pontos que chamam a minha atenção e como utilizo os conhecimentos no meu dia a dia.

Comprei a versão física de capa dura, o papel e a impressão são incŕiveis. A qualidade das ilustrações ficam muito bonitas e dão um toque especial ao livro, senti até um pouco de remorsos antes de fazer minhas primeiras anotações, mas fiz mesmo assim.

Achei o livro um pouco difícil de ler, mesmo assim fui fisgado pelo interesse, eu até que li rápido, comprei o livro dia 4 de Maio e dia 21 tinha acabado, mas percebi que o livro tem um inglês muito americanizados, com muitos phrasal-verbs e um tom mais informal o que me obrigou a ficar com um dicionário ao lado. Obviamente eu não sou nativo da língua, mas comparando com outros livros que eu já consumi esse tem um tipo inglês “menos internacional” digamos assim.

O livro é dividido em 7 capítulos, sendo o primeiro uma introdução sobre o autor e sobre a organização do livro, o sétimo, é um rico conjunto de referências para outros livros e papers de computação. O conteúdo mesmo está entre os capítulos 2 e 6.

Nos capítulos 2 e 3, ele fala de tamanhos de time e tamanhos para suportar uma escala de suporte para fora horário comercial o famoso “on-call” e apresenta uma relação matemática de X ICs para Y Gerente Nível 1, para Z Gerente Nível 2. Depois apresenta sua visão sobre quatro possíveis estado de funcionamento de um time.

Nos capítulos 4 e 5, o autor compartilha sua experiência de problemas que encontrou de sua trajetória e alguns frameworks que funcionaram para ele como solução, exemplificando com abordagens práticas e sem enrolação. Por se tratar de frameworks é sempre bom avaliar o que cabe no seu dia a dia.

No capítulo 6, o autor fala sobre a gestão de carreiras das pessoas de um departamento de T como fomentar e gerir o seu crescimento. Fala de um funil de contratação com as seguintes fases:

  • Identificar: Selecionar uma pessoa para entrar no processo
  • Motivar: Motivar alguém a estar e permanecer no processo
  • Avaliar: Fazer a sua escolha por uma pessoa, certificar que a pessoa tem potencial para crescer na vaga
  • Fechar: Fazer uma contração que possa durar muito tempo

Além do funil de contração ele ainda fala dos processos de promoção e retenção de talentos eu achei meuito legal.

O livro é muito bom com tópicos relevantes para minha função atual de gestão de time e com muitos assuntos para as próximas etapas de carreira. Se eu notei corretamente o livro conversa com pessoas em 3 papéis: Gerente nível 1, Gerente nível 2 e VPs de engenharia…. tem muitas dicas de como gerenciar times e melhorar a performance de equipes… dicas práticas de como implementar mudanças nos times e nas interações com outros times… e por fim, dica valiosíssimas de como estruturar uma estratégia de engenharia…era justamente esse tema que estava interessado….

Gostei d+++ livro!

Recomendo a leitura!!

Minha nota: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Abraços!

Vida longa e próspera a todos!!

Referências


Eu adoraria ouvir outras histórias e percepções em relação a este livro, você pode me encontrar em @infraascode_br ou linkedin.com/in/leonardoml/.

Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!


--- --- IMPORTANTE --- ---
As opiniões aqui expressas são pessoais e de responsabilidade única e exclusiva do autor, elas não refletem necessariamente a posição das empresas que eu trabalho(ei) e/ou presto(ei) serviço.