Ato criativo: uma forma de ser

Image: Infra as Code

                          	    NOTA AO LEITOR
Eu não sou crítico de livros nem tenho formação para tal. Gosto de falar sobre livros,
sobre os pontos que chamam a minha atenção e como utilizo os conhecimentos no meu dia a dia.

O livro “Ato criativo uma forma de ser” é uma ode à criatividade!! Escrito por Rick Rubin um produtor musical de bandas como: AudioSlave, Beastie Boys, Black Sabbath, Public Enemy, Red Hot Chili Peppers entre outros…. tem umas bandas aeee que eu escuto bastante!!!

O livro fala que todos nós podemos ser criativos no nosso dia a dia, basta sintonizar nos canais corretos. Você, eu, seu amigo de trabalho todos temos desejos de fazer alguma coisa que ainda não sabemos bem o que é e não temos muita certeza por onde começar.

Parte 1

O livro fala de criatividade e do processo criativo e de suas várias fases, começando por um olhar mais atento até a entrega de alguma coisa. Na primeira parte do livro o autor fala da pessoa criativa e das pessoas que querem se tornar pessoas criativas. Criatividade é um método, requer estudo, dedicação, treino, muito treino.

O autor fala de criar um olhar mais criativo aumentando sua percepção sobre as coisas e o mundo ao seu redor, se tornando um receptor do universo captando tudo que ele pode lhe dar.

Para fazer isso, é necessário encontrar momentos no seu dia a dia para fazer uma pausa e fazer um check in consigo mesmo, desenvolva rituais diários como tomar alguns minutos extras na cama ou fazer uma caminhada. Através dessas práticas, este hábito de consciência pode se tornar uma poderosa fonte.

Parte 2

Numa segunda parte do livro entre as páginas 80 e 170 o autor de uma certa forma descreve um processo criativo e suas fases como: Fomento de ideias, experimentação, ritmo e desenvolvimento, pontos de vista, avaliação evolução, descarte de coisas, finalizar coisas.

Após fomentar o processo criativo, o autor fala dos passos para materializar sua entrega seja ela uma música, um livro, um quadro compostas pelas seguintes etapas:

  • Coletar sementes: Momento de abrir sua atenção para tudo, coletar coisas para mais tarde refletir sobre elas.
  • Experimente livremente: Teste suas sementes, explore e experimente as formas que você possa imaginar.
  • Executar e refinar: Execute suas ideias, mas esteja aberto a mudanças.
  • Complete seu trabalho: Nessa última fase, onde você fará os últimos ajustes. Esse é o momento do desapego 😄, sua obra precisa ganhar o mundo.

Parte final

O livro não é formalmente dividido em partes, mas dá para perceber uma certa divisão, e nessa terceira e última parte o autor fala da integração das coisas, das dificuldades de ter sucesso, de colaboração, e de duas características que nós podemos nos perceber como pessoas:

  • Experimentadores: Pessoas gostam mais dos estágios iniciais da criação, sonham, brincam com as ideias e com a parte inicial do processo e tem dificuldades para terminar seus projetos..
  • Acabadores: Pessoas que gostam de terminar as coisas, sem dedicar tanto tempo na fase de experimentação para fazer uma grande coisa.

O autor finaliza dizendo que é preciso abraçar ambas as qualidades, independentemente da sua obra, é preciso saber criar e finalizar suas obras, o autor ainda fala “O verdadeiro sucesso acontece nas profundezas de sua alma”.

Eu adorei ler o livro!!! Eu achei tudo muito honesto e sincero, vou adotar muitas no meu dia a dia!!

Extra

Eu já estava terminando este post, quanto recentemente eu vi a entrevista do Alceu Valença na TV Cultura, putttz!!! Foi como se tivesse relido o livro. Mentira!!! Foi muito mais legal ver a entrevista, mas foi incrível ver um artista da grandeza do Alceu Valença, inquieto, falando livremente como ele cria coisas, como ele dá passagem aos seus momentos criativos, construindo músicas, versos, poemas muito parecido com tudo que foi descrito no livro.

O livro não tem absolutamente nada a ver com a entrevista, mas foi incrível ver o que autor escreveu bateu muito perto com tudo que o Alceu fez e faz com suas obras! Tranquilamente poderia dizer que, o livro Ato criativo uma forma de ser chega perto de uma descrição de como pessoas super criativas como Alceu Valença levam suas vidas e criam suas obras!!!!

Desejo uma vida criativa a todos!!!

A entrevista é maravilhosaaa!!! Recomendo muito que vejam!!

Minha nota: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐

Abraços!

Vida longa e próspera a todos!!

Referências


Eu adoraria ouvir outras histórias e percepções em relação a este livro, você pode me encontrar em @infraascode_br ou linkedin.com/in/leonardoml/.

Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!


--- --- IMPORTANTE --- ---
As opiniões aqui expressas são pessoais e de responsabilidade única e exclusiva do autor, elas não refletem necessariamente a posição das empresas que eu trabalho(ei) e/ou presto(ei) serviço.