Pensando em Sistemas
NOTA AO LEITOR
Eu não sou crítico de livros nem tenho formação para tal. Gosto de falar sobre livros,
sobre os pontos que chamam a minha atenção e como utilizo os conhecimentos no meu dia a dia.
Esse livro me fez mudar a forma como eu olho para as coisas …. o curioso que a autora fala no início do livro “… garanto que no fim do livro você vai ver tudo como um sistema …” e de fato, eu estou vendo muitas coisas como um sistema contido dentro de outro ou um sistemas interagindo com outros e isso tem me deixado fascinado!!
A magia deste livro é que é possível adaptar seus fundamentos para muitas áreas do conhecimento como: engenharia, computação, humanas e área médica. A menor unidade de um sistema é: uma entrada, processamento e feedback e uma saída. Agora pense assim, de uma forma bastante simples, simples mesmo, qual é o processo de vacinação de uma população de um país contra uma epidemia? Iniciar a vacinação (entrada) -> vacinar as pessoas (processamento), verificar a proporção de pessoas vacinadas (feedback) -> Verificação se o sistema atingiu a cobertura desejada (resultado).
Seguindo o mesmo raciocínio, no meu contexto de trabalho consigo ver claramente que o time pelo qual eu sou responsável é um sistema, que interage com um sistema maior (os times que estão abaixo do meu gerente), que por sua vez interagimos com os outros times da empresa. A empresa por sua vez pode ser vista como um sistema mais complexo que traz todos os seus sistemas internos para interagir com outras empresas numa relação de competição ou de parceira para se manter funcionando dentro de um sistema chamado mercado. Sem a menor sombra de dúvidas as coisas vão ficando mais complexas e complexas, mas o pensamento sistêmico vai estar lá pra ajudar. 😀
O livro se divide em cinco partes, são elas:
- A primeira parte define o pensamento sistêmico e discute sua importância para a compreensão dos problemas complexos do mundo.
- A segunda parte apresenta os principais conceitos do pensamento sistêmico, como feedback, limiares, atrasos e auto-organização.
- A terceira parte discute como o pensamento sistêmico pode ser aplicado para resolver problemas reais, como a pobreza, a poluição e as mudanças climáticas.
- A quarta parte discute os desafios de aplicar o pensamento sistêmico e oferece algumas dicas para superar esses desafios.
- A quinta parte discute o futuro do pensamento sistêmico e como ele pode ajudar a criar um mundo mais sustentável.
Se você quer conhecer modelos para tentar entender os problemas complexos do seu dia a dia e como resolvê-los, este é um livro essencial.
Outra coisa que eu gostei no livro, “feedback” vem da teoria de sistemas e da interação entre sistemas e não do sequestro incauto dos “blá, blá, blás de coaches e afins…” #ficadica ;)
Minha nota: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Abraços!
Vida longa e próspera a todos!!
Referências
- Pensando em sistemas: Como o pensamento sistêmico pode ajudar a resolver os grandes problemas globais
- Alguns livros de referência para este blog Na pilha de livros
- Alguns artigos que ajudam montar o meu pensamento técnico Na pilha de papel
Eu adoraria ouvir outras histórias e percepções em relação a este livro, você pode me encontrar em @infraascode_br ou linkedin.com/in/leonardoml/.
Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!
|