GTD
NOTA AO LEITOR
Eu não sou crítico de livros nem tenho formação para tal. Gosto de falar sobre livros,
sobre os pontos que chamam a minha atenção e como utilizo os conhecimentos no meu dia a dia.
Eu gosto muito desse livro, ele me ajudou bastante durante a minha transição de carreira para techlead e depois gerente de TI. Os conceitos do livro são bem práticos e aplicáveis no dia a dia.
No dia a dia numa empresa de tecnologia, onde prazos apertados e projetos complexos são a norma, sistemas antigos e novos sendo mudados o tempo todo a produtividade e o foco são ferramentas essenciais para não se perder no mar de atividades que precisam ser feitas. É nesse contexto que o livro A Arte de Fazer Acontecer : O Método GTD - Getting Things Done, de David Allen, se torna um excelente guia para gerentes de tecnologia.
O autor apresenta o GTD, uma metodologia de organização e gerenciamento de tarefas que visa clarear a mente, reduzir o estresse e aumentar a produtividade. Através de um sistema simples e eficaz, o livro explica formas de capturar, processar e organizar todas as tarefas e informações que chegam durante o seu dia de trabalho, liberando espaço mental para focar no que realmente importa.
O livro traz muitos outros conceitos mas eu destacaria os três que eu mais gostei:
-
Captura Completa: Todo o segredo do GTD está na captura de todas as tarefas e informações que competem a você. Isso pode ser feito através de anotações, listas, aplicativos ou qualquer outro método que funcione para você, no meu caso por uma escolha pessoal eu uso o Notion. Seja qual for a sua escolha, o importante é registrar tudo o que precisa ser feito, para que nada escape.
-
Processamento: Uma vez capturadas, as tarefas devem ser processadas e categorizadas. Categorizar leia-se colocar TAGs. Isso significa decidir o que precisa ser feito com cada tarefa: se ela deve ser concluída, delegada, adiada ou arquivada. Essa etapa é crucial para organizar sua caixa de entrada e garantir que você esteja focado nas tarefas mais importantes.
-
Revisão Regular: Por fim, o GTD fala da importância da revisão regular de suas tarefas e projetos. Através de revisões periódicas, você pode acompanhar o seu progresso, identificar gargalos e fazer os ajustes necessários para se manter otimizado o seu dia.
A Arte de Fazer Acontecer ou a sua versão mais reduzida Faça o trabalho que precisa ser feito e simples são leituras obrigatórias para gerentes de tecnologia que buscam alcançar o sucesso em se organizar em um ambiente de trabalho cada vez mais desafiador. Ao dominar as técnicas do GTD e adaptá-las à sua realidade, você estará no caminho certo para alcançar a organização, clareza mental e produtividade, terá mais tempo para tomar vários cafés em paz tendo a certeza que tudo está no na ferramenta.
Minha nota: ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐
Abraços!
Vida longa e próspera a todos!!
Referências
- A Arte de Fazer Acontecer
- Faça o trabalho que precisa ser feito
- Alguns livros de referência para este blog Na pilha de livros
- Alguns artigos que ajudam montar o meu pensamento técnico Na pilha de papel
Eu adoraria ouvir outras histórias e percepções em relação a este livro, você pode me encontrar em @infraascode_br ou linkedin.com/in/leonardoml/.
Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!
|