Redes PLC
Já viu a cara do novo relógio de energia? É, agora não podemos mais chamar de relógio porque os medidores de hoje não tem mais a mesma cara de antes, tudo mudou!!! Bom, na verdade não é o que nome mudou, sempre foi um medidor para medir o consumo de energia residencial, mas, como antes ele tinha uns ponteirinhos simpáticos, ele de fato parecia um relógio mesmo.
O nome é o mesmo, mas o funcionamento tá diferente e bem mais interessante. Ele agora se enquadra numa classe de medidores chamados de Smart Meters. A concessionária de São Paulo capital está fazendo a troca dos medidores residenciais. Esse mês ocorreu a troca aqui no prédio, num dia desses eu fui na portaria pegar uma encomenda e uns papéis e aproveitei para puxar uma conversa com o porteiro e saber o que ele tinha achado da troca, aí ele falou:
- eu: foram as trocas dos relógios?
- Porteiro: A troca foi super rápida, levou menos de 5 minutos para trocar cada um deles.
- eu: A é?! Foi rápido né?!
- Porteiro: É, foi sim!! A partir de agora não vai mais precisar ter uma pessoa para fazer a leitura e a conta vai chegar por e-mail
- eu: A é!!!!??? ( já pensei, lá se vão alguns empregos por causa da automação)
- eu: E como vai ser a leitura agora, o Sr. sabe?
- Porteiro: Eles falaram que no poste tem uma caixa que vai receber o sinal do medidor e mandar os dados para a empresa.
- eu: A é!! sérioooo?!?! Que dahora isso hien?!!! ( fiquei pensando como será essa comunicação? Wifi? RF?)
Acabamos o papo ai entrei no elevador com a pulga da curiosidade, como será que isso é feito???
Redes PLC
Fui atrás de matar essa curiosidade …peguei o panfleto da troca, pesquisei o modelo do medidor, nome de fabricante…. e veja que interessante … a troca do medidor faz parte de um programa da concessionária de energia que visa uma “modernização” e redução de custos.
PLC significa Power Line Communication, numa tradução livre seria comunicação por linha de energia. Com a ajuda de equipamentos específicos sinais de dados são enviados pela rede elétrica que já existe. A energia elétrica que chega em nossas casa é transmitida na frequência dos 50 a 60Hz, os sinais de redes PLC ficam entre 1,7 a 30Mhz. São duas ondas que podem passar pelo mesmo cabo sem que uma interfira no funcionamento uma da outra com o benefício de não quebrar nada na sua casa.
Funcionamento do novo medidor
O Novo Medidor coleta das nossas casas (C1, C2, C3, C4 e C5) dados de consumo e parâmetros de qualidade da energia que chegam ao cliente e os envia para um concentrador por meio de uma rede PLC. Rede PLC é uma forma de transportar dados entre componentes por meio da rede elétrica. Em alguns lugares até existem serviços de Internet via rede elétrica.
O Concentrador recebe os dados pelas redes PLC, e por meio de redes de dados tipo Global System for Mobile (GSM), 3G ou 4G e os transmitem para uma central de dados da concessionária de energia. Esses dados são recepcionados pelos sistemas SMMplus e Syntegra da própria empresa.
Uma vez recepcionados os dados, o Sistema de Processamento gera uma fatura e enviam a sua conta por e-mail. Em caso de falta de pagamento, o sistema pode enviar um comando para o seu medidor e efetuar o corte ou a religação da sua energia, veja todos esses fluxos no diagrama abaixo!!
Resumo
Eu curto muito automação de sistemas e automação industrial!!! Se tivesse chance gostaria de fazer uma visita técnica para ver tudo isso funcionando de perto. Espero que com essas melhorias a concessionária possa utilizar os medidores como sensores da disponibilidade e da qualidade de rede gerando indicadores para redução das quedas de energia e aumento da disponibilidade e da qualidade da energia entregue ao cliente final.
Essa “modernização” sem dúvida traz redução de custos. São menos equipes e pessoas nas ruas fazendo medições, cortes e reativações de energia. A conta por e-mail significa menos gastos com impressão e taxas de envio. Maior vigilância em furtos de energia. E por fim e não menos importante, certamente menos empregos de pessoas nessas tarefas, eu realmente espero que os gestores desse projeto que certamente deu lucro tenham olhado para as pessoas afetadas por essa “modernização” e tenham pensado em requalificá-las para outras funções.
Depois de entender um pouco melhor esse funcionamento fiquei com outra pulga da curiosidade. Se o Concentrador envia os dados via redes 3G ou 4G me faz pensar que tem um SIM card de operadora lá dentro!! Fiquei curioso para saber se ele é físico ou virtual… por que se for físico…. hummumm!! … bem deixa pra lá!!!!
Abraços!
Vida longa e próspera a todos!!
Referências
- https://en.wikipedia.org/wiki/Power-line_communication
- http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/medicao.asp
- https://tecnoblog.net/responde/entenda-como-funciona-o-plc-internet-pela-rede-eletrica/
- https://www.enel.com.br/content/dam/enel-br/megamenu/normas-tecnicas/normas-sp/2023/especificacao-tecnica-de-material-reles-mediadores-disp/PM-Br-199.44.pdf
- https://tecnoblog.net/responde/entenda-como-funciona-o-plc-internet-pela-rede-eletrica/
- Smart Meter - https://gesel.ie.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/06/25_Bruno-Cecchetti.pdf
- Smart Meter - https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18154/tde-23022015-133145/publico/Sergio.pdf
MENTORIA
Curtiu o blog? Quer trocar uma ideia comigo sobre algum post?
Marca Aqui! É um papo gratuito
oferecido para quem é leitor do blog, podemos falar de temas como: DevOps, SRE e carreira em TI.
Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!
|