Minhas Apostas para 2024

Image: Infra as Code

Salve, salve jovens!! Desejo a tod{as,os,es} um excelente 2024 !!

Início de ano é o período para criar listas e metas!!! Mesmo que a gente não as cumpra ao longo do ano, mesmo assim é legal criá-las. Fiz uma lista de cinco coisas que eu vou colocar as minhas fichas de atenção e estudo para 2024.

Essa lista foi criada e compilada pelo INSTITUTO AMERICANO DE TENDÊNCIAS DATA LÉO então la garantía soy yo!! Fruto das minhas observações e mais puro achismo vou apostar nas seguintes coisas para esse ano:

  1. LowCode/NoCode - APPs ou scripts criados e mantidos com uma codificação mínima. Isso é ótimo para produtividade, mas em geral requer a compra ou uso de uma ferramenta. Isso traz desafios para uma gestão de infraestrutura baseada em IaC.

  2. AIOps/MLOps - Isso aqui vai entrar em qualquer lista, virou buzzword mundial. Tenho visto usos interessantes para análises de relatórios de ferramentas e automações de gestão de ambientes.

  3. FinOps - Tenho visto empresas falando em voltar para seus data centers próprios para reduzir custos com nuvem. Usar a nuvem é caro, usar de um jeito errado é mais caro ainda, então economizar e gerir custos tem seu lugar garantido em 2024.

  4. Kubernetes - Segue no hype do hype do hype, tenho visto um uso mais maduro do Kubernetes como uma plataforma infraestrutura, proporcionando excelentes táticas de automação de gestão de ambientes e deploy de código. O ecosistema de ferramentas que orbitam o mundo Kubernetes tem muita coisa legal sendo desenvolvida. Ainda vejo espaço para melhorias na gestão de ambientes muito grande e críticos.

  5. Times de plataformas - Organização de times e técnicas de trabalho no modelo Platform Teams. Essa nova forma de trabalho vem para se somar aos modelos de trabalho DEVOPS e SRE. Como toda nova forma de trabalho tetandando se consolidar, pega um pedaço daqui outro dali, tenta agrupar o que já existia sob uma nova TAG e vai forçando a barra. Acho que Platform Teams tem bons pontos e um olhar um pouco mais amplo sobre os ambientes de desenvolvimento e ferramentas se comparados com SRE e DEVOPS, são temas para serem olhados e trabalhados nest ano.

Essa lista não descarta outras tendências ou práticas, muito pelo contrário ao meu ver esses itens se somam a tudo que estamos usando hoje.

Abraços!

Vida longa e próspera a todos!!


Eu adoraria ouvir suas outras histórias e situações semelhantes ao que acabei de escrever neste post, você pode me encontrar em @infraascode_br ou linkedin.com/in/leonardoml/ .

Te convido a ver os outros posts do blog Infra-as-Code garanto que tem coisas legais lá!!


--- --- IMPORTANTE --- ---
As opiniões aqui expressas são pessoais e de responsabilidade única e exclusiva do autor, elas não refletem necessariamente a posição das empresas que eu trabalho(ei) e/ou presto(ei) serviço.